Mudou!

O Redação do Esporte mudou de hospedagem! Acesse nosso conteúdo atualizado em: www.redacaoesporte.com.br

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Comentário da Redação > Barça cai diante dos Blues

O Chelsea conquistou nessa terça-feira uma heróica classificação para a final da UEFA Champions League com o empate de 2 a 2 diante do Barcelona no estádio do Camp Nou. O empate deu direito a classificação devido ao jogo de ida em Londres ter sido 1 a 0 para os Blues.

Apesar dos 70% da posse de bola do Barça, os comandados do técnico interino Roberto Di Matteo conseguiram anular Messi e o forte ataque catalão. Não foi fácil uma vez que o clube Londrino jogou a metade do primeiro tempo e o segundo tempo inteiro com um a menos. O capitão Terry foi expulso após um lance infantil no qual deu uma joelhada em Alexis Sanchez. O atacante chileno valorizou bastante a jogada, o que contribuiu muito para a decisão do árbitro em expulsar o zagueiro do Chelsea.

Desde o início do jogo, a idéia do Chelsea era uma forte defesa. Seu esquema tático, o 4-5-1, propunha que todos os meias marcassem e o marfinense Didier Drogba ficasse isolado no ataque. O Barça abriu o placar no primeiro tempo com uma boa jogada iniciada pelo brasileiro Daniel Alves e finalizada pelo volante Busquets. Ainda no primeiro tempo, o Barça ampliou a vantagem após boa jogada de Messi onde Iniesta só teve o trabalho de tirar a bola do goleiro.

Tudo certo, Barça classificado e com um a mais em campo? Que nada. Antes do fim da primeira etapa, Ramires fez um belo gol. O brazuca recebeu bom passe de Lampard e deu uma cavadinha por cima de Victor Valdes. O placar de 2 a 1 dava a classificação ao Chelsea.

No segundo tempo era tudo ou nada para o clube catalão e logo no início Fabregas sofreu pênalti de Drogba. Lionel Messi (foto), o melhor do mundo que estava apagado no jogo, pegou a bola, assumiu a responsabilidade mas parou no travessão, desperdiçando grande chance de colocar o Barça na final.

O tempo complementar permaneceu morno e só pelos 35 minutos o Barcelona iniciou uma pressão, que de nada adiantou. Em um chutão dado pela zaga londrina, a bola sobrou para Fernando Torres que teve a calma de driblar Valdes e colocar o Chelsea na final da Champions League pela segunda vez em sua história. Já na era Abramovich, em 2008, os Blues enfrentaram o Manchester United e perderam a decisão nos pênaltis.

Agora, o clube londrino aguarda seu adversário que sairá do confronto entre Real Madrid e Bayern de Munique. No primeiro jogo em Munique, o Bayern venceu o jogo por 2 a 1. Os dois clubes se enfrentam agora no Santiago Bernabeu e um simples empate garante o clube alemão na final, que acontecerá em seu estádio, Allianz Arena, no dia 19 de maio.

Devido ao jogo pegado contra o Barcelona, o Chelsea terá desfalques importantes para a final: o zagueiro John Terry, expulso, os volantes Raúl Meireles e Ramires, além do lateral Ivanovic estão suspensos por cartão amarelo. E Gary Cahill, zagueiro, sofreu lesão na coxa durante o jogo e deve ficar fora também.

Conceitos


BARCELONA

Victor Valdes - REGULAR: Pouco trabalhou no jogo. Sofreu dois gols nos quais não teve culpa.
Piqué - SEM CONCEITO: Voltava de lesão. Jogou quinze minutos e após uma colisão com Valdes, saiu de campo.
(Daniel Alves) - BOM: Apoiou o ataque inúmeras vezes e iniciou a jogada do primeiro gol.
Puyol - REGULAR: Não teve muitas preocupações no jogo. Sempre que tinha a bola, demonstrava segurança.
Mascherano - BOM: Teve que recuar para a zaga após a saída de Piqué. Teve dois bons chutes que assustaram a meta do Chelsea, além de ter corrido muito.
Busquets - BOM: Fez o primeiro gol e não teve falhas no jogo.
(Keita) - SEM CONCEITO: Pouco tocou na bola. Entrou no fim do jogo
Xavi - REGULAR: Não errou passes como de costume, porém foram passes que não resultaram em nada positivo para o time.
Iniesta - BOM: Fez um belo gol, teve boas finalizações e deu alguns passes bons. Não foi o Iniesta que conhecemos, mas jogou direitinho.
Fábregas - RUIM: Estava em campo? Não parecia muito não...
Messi - REGULAR: Teve um bom chute na trave no segundo tempo e participou do segundo gol. Seus dribles não renderam nada de bom ao time e ainda perdeu o pênalti que poderia ter dado a classificação. Foi uma atuação decepcionante para um melhor do mundo.
Cuenca - BOM: Jogou bem, aberto pelo lado direito construiu algumas situações de gol. Correu muito, sofreu o Pênalti, e teve participação direta no primeiro gol da equipe.
(Tello) - SEM CONCEITO: entrou no fim do jogo também. Pouco fez e ainda foi muito vaiado pela torcida.
Alexis Sanchez - RUIM: Sua única aparição no jogo foi no lance que cavou a falta gerando a expulsão de Terry.
Téc. Pep Guardiola
- REGULAR: Ficou o tempo todo em pé dando instruções ao time, porém suas alterações de nada adiantaram.

CHELSEA

Peter Cech - BOM: Não teve culpa nos gols que tomou. Fez ótimas defesas durante o jogo e demonstrou segurança.
Ivanovic - BOM: Após a expulsão de Terry, saiu da lateral e fechou a zaga, muito bem por sinal. Não brincava com a bola.
Gary Cahill - SEM CONCEITO: Se machucou logo no início do jogo e saiu de campo.
(Bosingwa) - REGULAR: Fez algumas faltas desnecessárias no jogo, mas não falhou no sistema defensivo.
Terry - PÉSSIMO: Foi expulso devido a uma atitude infantil que foi dar a joelhada em Sanchez. Tudo bem que o atacante valorizou, mas como capitão de equipe e líder não precisava ter feito isso. Sua expulsão atrapalhou muito o esquema tático do Chelsea.
A.Cole - REGULAR: Não fez grandes aparições na parte ofensiva. Na parte defensiva, se garantiu não comprometendo o time.
Mikel - RUIM: Não apareceu no jogo, e ainda tomou um cartão amarelo por uma perigosa falta que fez.
Ramires - ÓTIMO: Grande atuação, marcando bem e atacando bem. Fez um belo gol, porém tomou um cartão amarelo que o tirou da final.
Lampard - REGULAR: Assumiu o posto de capitão após a expulsão de Terry. Não teve grandes aparições no jogo, porém deu o passe para o gol de Ramires.
Raúl Meireles - REGULAR: Marcou pro gasto. Tomou um cartão amarelo que também o tirou da final.
Juan Mata - RUIM: Outro que não apareceu no jogo. Teve seu estilo de jogo atrapalhado devido a expulsão de Terry. Poderia ter auxiliado mais o Drogba na frente.
(Kalou) – SEM CONCEITO: entrou no fim do jogo. Não tocou direito na bola.
Drogba - BOM: Deu o sangue pelo time. Correu demais, marcou, atacou. Porém estava isolado na frente.
(Fernando Torres) - BOM: Entrou mal no jogo, porém fez o gol que garantiu de vez a classificação do Chelsea. E foi bonito gol, pois teve frieza em driblar o Victor Valdes.
Téc. Roberto Di Matteo - BOM: Recebeu um bom não pela substituições que fez, mas sim pela tranqüilidade que passou ao time quando estava 1 a 0 pro adversário e com um a menos. É técnico interino ainda, mas pode vir a ser promovido por Abramovich caso ganhe a Champions League.

Fotos: Getty Images e AFP


Redator: Fernando Borchio
fernando.borchio@hotmail.com

Um comentário:

  1. Muito bom o texto, mas nao concordo com duas coisas. Uma delas é sobre o Drogba, pra mim ele foi um monstro, sempre que ia pra cima, sempre criava belas jogadas e dribles que sempre davam certo, com seu corpo passava sempre pela defesa que só o parava com falta e sobre o Raúl Meireles, ele é experiente, peça importante da defesa, otimo jogador sem ele a defesa do Chealsea nao teria dado certo
    O texto ficou muito bom, mais essa é a minha opiniao, Parabens Fernando.

    ResponderExcluir